sábado, 17 de novembro de 2012

Conclusões sobre a análise (2)

O resultado da pesquisa indica que os professores formados a distância se beneficiam do agregado tecnológico da modalidade, se apropriam tecnologicamente dos dispositivos digitais e aplicam a sua apropriação em sala de aula com algumas limitações. O nível de apropriação permite que os professores compartilhem o seu conhecimento no próprio contexto da escola ajudando os outros professores e organizem o seu trabalho com auxílio das tecnologias digitais, mas os elementos de autoria e colaboração que são intrínsecos ao letramento digital, não se realizam efetivamente. A imagem que ilustra a postagem resume os resultados da pesquisa. O esquema mostra que os professores entram em contato com vários dispositivos tecnológicos durante a sua formação a distância, embora o foco seja a usabilidade e não a apropriação para a autoria. Os professores compartilham o seu conhecimento com os seus colegas de trabalho e tornam-se uma referência dentro do contexto de sua escola. Utilizam as tecnologias digitais em sala de aula, embora o foco seja o uso dos laboratórios de informática, projetores de imagens e reprodução de vídeos. Os professores não conseguem desenvolver a autoria e a colaboração em rede e fazem uso da Internet para obter materiais.

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