segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Com a palavra, os sujeitos da pesquisa!

Solicitamos aos sujeitos entrevistados que descrevessem como as tecnologias digitais eram utilizadas em suas salas de aula.

Sujeito P20:Recentemente, no intuito de trabalhar com os diferentes gêneros textuais que circulam socialmente, elaborei um projeto para a utilização do MSN entre os alunos. A atividade teve início com a elaboração de e-mail pessoal e da troca deste entre os colegas para que eles tivessem a oportunidade de se comunicarem através da internet e de utilizar os termos usados pela rede mundial de computadores (vc, tb...) comparando-os com a linguagem formal utilizada em outras situações. Também já utilizei os programas de editor de texto e de produção de slides com meus alunos.

Sujeito P11:Pedi que fizessem uma pesquisa sobre a segunda Guerra mundial buscando imagens e montando slides para mostrarem em sala de aula. Em outro momento buscamos imagens e entrevistas de pessoas do nosso município a respeito da poluição das águas e fizemos um projeto que foi apresentado numa feira de ciências da escola.

Sujeito P43: Os grupos de discussão possibilitaram uma participação efetiva dos educandos. Muitos que na sala de aula, não expunham seus pensamentos por vergonha ou medo, tiveram liberdade para, enfim, participar ativamente dos debates. Um fato interessante, é que muitos educandos relataram que se sentiam desafiados com os questionamentos e o debate da lista e saiam pesquisando em livros e na própria web para ter subsídios para dar prosseguimento aos debates.

Embora as ações relatadas indiquem que o professor realmente inovou em sua prática pedagógica, o percentual de sujeitos da pesquisa que detalharam as suas ações foi apenas 34%. Neste tópico, observamos que embora um número significativo de professores consiga se apropriar tecnologicamente, a aplicação dessa apropriação na prática pedagógica apresenta um número menor de professores envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário