sábado, 21 de julho de 2012

Usando o Google Docs nas entrevistas

Quando terminei de organizar o roteiro de entrevistas, percebi que eu teria que pensar em como sistematizar os dados coletados antes de partir para o campo propriamente dito. O roteiro tinha trinta questões, várias perguntas dissertativas ou com mais de uma possibilidade de resposta. Se eu fosse simplesmente anotar em um formulário padrão as respostas, o fim do mundo (previsto para 2012) chegaria na minha porta bem antes! Assim, eu precisava encontrar uma solução que facilitasse a minha vida e fosse também acessível aos meus sujeitos da pesquisa. Encontrei o Google Docs que permite elaborar formulários com questões abertas e fechadas, com envio do link apenas para os sujeitos que queremos entrevistar. O formulário é bem simples de elaborar, exitem várias opções de formatação que deixam o formulário com um layout bacana e a principal vantagem: podemos tabular os dados na planilha eletrônica! A estratégia deu certo e os meus sujeitos da pesquisa responderam as trinta questões formuladas de forma satisfatória (foram setenta e oito sujeitos pesquisados). Para quem não conhece o Gdocs, vale a pena dar uma olhada e pensar em novas formas de acesso aos sujeitos e compartilhamento dos arquivos com outras pessoas. Quem quiser conhecer o formulário utilizado na primeira parte da pesquisa, é só clicar aqui.

2 comentários:

  1. Hummmmmmmm! Será com certeza um de meus instrumentos de coleta! Não tenha dúvida. ;)

    ResponderExcluir
  2. Eber,

    Já cumpri o objetivo do blog: ajudar as pessoas que estão realizando pesquisa! :-)

    Beijos,

    Ana

    ResponderExcluir