segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os sujeitos da pesquisa

Passei o ano todo em 2011 realizando as entrevistas da primeira parte da pesquisa. O primeiro momento da pesquisa tem como objetivo coletar dados mais abrangentes que possam retratar a realidade de um grupo maior de sujeitos. O meu maior problema é que os recortes são muito precisos, o meu sujeito tem que ser egresso ou concluinte de uma licenciatura a distância, ser professor da rede pública de ensino, estar efetivamente em sala de aula e residir na Paraíba ou Pernambuco. Parece fácil, mas selecionar os sujeitos foi uma áfrica! Consegui 78 sujeitos respondentes na primeira etapa (a meta inicial era 150 professores) e selecionei 25 para aprofundar as questões da pesquisa. Na primeira parte, os professores responderam 30 perguntas sobre o seu perfil (questões fechadas), sobre o contexto das suas escolas e sobre a sua prática em sala de aula com o uso da tecnologia digital (questões abertas em formato de texto). Imaginem a quantidade de dados! Entre louca e pirada, comecei a organizar as respostas e para a minha completa surpresa, foram surgindo mais perguntas ainda! Ohhhhh... O problema, ou melhor, a solução foi que quanto mais os resultados me surpreendiam, mais eu queria aprofundar as questões e encontrar novas nuances. A questão inicial da pesquisa se desdobrou em muitas outras e o redirecionamento do trabalho fez com que os objetivos fossem muito além do que eu pretendia. É claro que vou contar todos os detalhes aqui no blog, just wait!

Nenhum comentário:

Postar um comentário